terça-feira, 24 de março de 2015

Mariah Carey x Madonna: 4 lições de Gestão Estratégica que Mariah pode aprender com Madonna

Mariah Carey x Madonna: 4 lições de Gestão Estratégica que Mariah pode aprender com Madonna


Mariah Carey completou 25 anos de carreira em 2015 aos 46 anos de idade. Graças a seu talento genuíno e por produzir materiais relevantes conseguiu se manter por quase 3 décadas no cenário musical em que artistas aparecem e somem cada vez mais na velocidade da luz. Porém, esses anos foram cheios de altos e baixos e atualmente a cantora se vê com dificuldade de manter valores positivos associados a seu nome na opinião pública. 

Madonna enfrenta problemas semelhantes aos de Mariah, com 56 anos de idade e 34 anos de carreira, considerada velha pelo mercado misoginista da música pop. Porém, a cantora consegue manter os valores positivos de seu nome e agrega cada vez mais valor à sua marca. 

Madonna não é uma cantora extremamente talentosa, nem ao menos uma compositora exímea ou excelente atriz, algumas das qualidades que a Mariah possui mas não tem conseguido usar a seu favor. O que Madonna tem feito para se destacar na indústria do entretenimento? Como ela consegue usar seus pontos fortes como energia, inteligência e vitalidade? Que lições de gestão estratégica de marca Mariah Carey poderia aprender com Madonna? 

Baseado no livro "Contemporary Strategy Analysis" de Robert M. Grant e na publicação milenar "A Arte da Guerra" de Sun Tzu, aponto a seguir 4 fatores chave para o sucesso da marca Madonna que Mariah Carey também deveria adotar.

sexta-feira, 20 de março de 2015

50 livros mais traduzidos do mundo



Os melhores livros têm a capacidade de tocar as pessoas em todos os cantos da terra, transpondo as barreiras linguísticas e culturais. Eles permitem que os leitores expandam seus horizontes e descubram novas culturas e diferentes formas de pensar. 

Uma equipe da maior empresa de tradução literária do mundo 7Brands projetou um infográfico mostrando os 50 livros com o maior número de traduções (com exceção de livros religiosos como a Bíblia e o Alcorão).

Veja o top 10:
  1. Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe) - Antoine de Saint-Exupéry
  2. Pinocchio (As Aventuras de Pinóquio) - Carlo Collodi
  3. Pilgrim's Progress (O Peregrino - A Viagem do Cristão da Cidade da Destruição para a Jerusalém Celestial) - John Bunyan
  4. Alice's Adventures in Wonderland (Alice no País das Maravilhas) - Charles Lutwidge Dodgson
  5. Andersen's Fairy Tales (Contos de Hans Christian Andersen) - Hans Christian Andersen
  6. Twenty Thousand Leagues Under the Sea (Vinte Mil Léguas Submarinas) - Júlio Verne
  7. Astérix (Asterix) - René Goscinny
  8. Les aventures de Tintin (As Aventuras de Tintim) - Hergé
  9. O Alquimista - Paulo Coelho
  10. Pippi Långstrump (Píppi Meialonga) - Astrid Lindgren
Destaque para o único autor brasileiro da lista, Paulo Coelho

Outras aparições que merecem destaque são: Harry Potter (J. K. Rowling) na 11º posição, O Diário de Anne Frank em 12º, Sherlock Holmes (Sir Arthur Conan Doyle) em 18º, O Hobbit (J. R. R. Tolkien) em 26º e Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez) em 40º.

A lista completa está disponível neste arquivo no Google Docs junto com as fontes dos números de tradução.

Veja a seguir o infográfico com a lista:

sexta-feira, 13 de março de 2015

Terry Pratchett (1948-2015): mais que um escritor de fantasia, um dos mais sábios autores dessa geração.

Terry Pretchett RIP - escritor de fantasia by Devianart
* arte por sandara (Devianart)

Terry Pratchett, autor de fantasia e criador da série Discworld, morreu aos 66 anos, oito anos depois de ser diagnosticado com Alzheimer. "O mundo perdeu uma de suas mentes mais brilhantes e afiadas", disse o editor Larry Finlay na matéria publicada pela BBC. "O autor morreu em casa, cercado por sua família, com seu gato dormindo em sua cama".

Terry escreveu mais de 70 livros durante sua carreira e completou o seu último livro no verão passado. 

A primeira vez que ouvi falar de Discworld e Terry Pratchett foi a muito tempo atrás, na minha adolescência. Eu não tinha lido os livros. Eu li o resumo em um folheto perdido em uma biblioteca que falava sobre Pratchett, suas piadas, seu humor, sua genialidade. Fiquei curioso mas era difícil ter acesso a seus livros no Brasil, ainda mais sem internet. E acabei me esquecendo do autor.
Terry Pretchett e Neil Gaiman Good Omens

Até a mais ou menos 7 anos atrás, quando descobri Good Omens (Belas Maldições), obra que Terry Pratchett escreveu com um dos meus autores favoritos, Neil Gaiman. O humor lúdico e sutil, os diálogos sagazes e as reflexões sobre a morte, a vida e a existência me fizeram ficar encantado com a obra e ainda mais com a genialidade dos autores por trás dela. 


Na Bienal do Livro seguinte à minha descoberta encontrei algumas edições da série Discoworld. Lá estavam os livros, a imortal obra de Terry Pratchett. E assim começou minha jornada, o grande A'Tuin, os quatro elefantes, as nuvens, os Ramtops, a Universidade Invisível... Explorando um mundo tão mágico, tão vibrante e tão bonito, onde a Morte era alguém que você poderia amar e admirar. 

quarta-feira, 11 de março de 2015

Música Indie: +10 Melhores Cantores e Bandas Indie hoje

Música Indie: +10 Melhores Cantores e Bandas Indie hoje - Woodkid, Haley Reinhart, The Frames, Lianne La Havas, Banks, The xx, Chvrchs


A tecnologia e as mídias sociais permitem que artistas independentes tenham mais facilidade de fazer sua música e divulgá-la através de canais como, YoutubeSpotify e SoundCloud. Com ferramentas como o PledgeMusic eles conseguem ajuda de seus fãs para financiar a gravação de um álbum ou EP. E assim, cada vez mais pessoas se interessam pela "música indie", ou seja, a música independente de grandes gravadoras.

Em 2013 em post falando sobre a 'música indie'  recomendei 10 dos melhores cantores, cantoras e bandas indie atuais: Duncan Sheik, Matt Alber, Iron and Wine, The Swell Season, Crystal Bowersox, A Fine Frenzy, Chris Garneau, Sandi Thom, Bombay Bicycle Club e Room Eleven

Decidi atualizar a lista com mais 10 artistas que têm se destacado no cenário da música alternativa. Veja a lista a seguir:

domingo, 8 de março de 2015

TOP 10 melhores heroínas da ficção (8 de Março: Dia das Mulheres)

TOP 10 melhores heroínas da ficção (8 de Março: Dia das Mulheres)

Hoje, 8 de Março, é o Dia Internacional da Mulher, hora de levantar minhas bandeiras feministas e comemorar trazendo pra vocês a minha lista Top 10 Heroínas Mais Foda da Ficção!

Agora, só para esclarecer, quando digo 'heroínas' não significa que todas as meninas nesta lista são deusas super-poderosas que podem dar uma surra em qualquer um que passe em sua frente (na verdade, eu deliberadamente excluí muitas superheroinas desta lista para mantê-la o mais equilibrada possível). Significa apenas que todas as mulheres desta lista são impressionantes do seu próprio modo. São o tipo de garotas que podem se virar por conta própria, ajudar os outros quando for necessário, e não precisam de um homem para salvá-las. São personagens da TV, do cinema, de livros e da internet. Provavelmente haverá alguns spoilers neste post, então leia por sua conta e risco.

Então vamos celebrar o Dia Internacional da Mulher pela contagem regressiva do Top 10... E a coroa vai para... Rufem os tambores! Trrrrrrrrrrrr… Trrrrrrrrrrrrrrrrrrr… Trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr…

terça-feira, 3 de março de 2015

Brasil: o país da contravenção e da dislexia política

Brasil: o país da contravenção e da dislexia política capa política The Economist*


Em seu primeiro disco, em plena Ditadura Militar, Caetano Veloso escreveu em "Tropicália": "eu oriento o carnaval (...) no planalto central do país", fazendo uma referência a Brasília como algo similar a uma festa anárquica. Na mesma canção ele declara que o país é mascarado desde a carta de Pero Vaz de Caminha. 

Esse é o nosso país. País em que a contravenção é mais eficiente que os sistemas políticos, como afirmou corretamente Neguinho da Beija-Flor, para justificar a sua escola de samba ter ganho com patrocínio ilícito do governo ditador da Guiné. 

País onde não existe mais ética nas esferas superiores, e que, por isso, qualquer organização faz a festa, faz o que quer, e não é punida.

País em que juiz leva bens apreendidos de empresário (Eike Batista) pra casa. Mesmo empresário cujo filho atropelou e matou um ciclista pobre e negro e foi absolvido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...