Rá-Tim-Bum! Por dentro da exposição dos 20 anos do Castelo Ratimbum



Há 20 anos a TV Brasileira estreou a maior produção infantil brasileira já feita para a TV: O Castelo Rá-Tim-Bum. Um universo que o Museu da Imagem e do Som de São Paulo abriu ao público até o dia 16 de novembro de 2014. Organizado pelo curador Renan Daniel, a exposição é mais que um passeio nostálgico ao universo de Nino, do ratinho e de diversos personagens que fizeram parte da infância dos anos 90. É o resultado de uma vasta pesquisa histórica e conceitual do Castelo e todos os seus detalhes.


Desde a entrada, todos os ambientes apresentam roteiros originais anotados pendurados nas paredes, desenhos dos personagens (da primeira concepção ao final), manequins deles em tamanhos reais, fantoches e cenários. Muitas das peças também são interativas, o que torna o passeio ainda mais nostálgico. 

Dez ambientes, como o saguão, a biblioteca e o quarto do personagem Nino (incluindo até a porta giratória) foram recriados com riqueza de detalhes. Bonecos originais, como a cobra Celeste, o Porteiro, o Mau e as botas Tap e Flap também estão em exibição. E o passeio flui de forma mágica. 

Os visitantes são recepcionados pelo porteiro e logo na entrada encontram com uma projeção do Nino apresentando o Castelo. O famoso relógio que anuncia a chegada do Dr. Vítor está ao seu lado simbolizando o momento em que nos despedimos do nosso tempo e mergulhamos no tempo do Castelo.

Depois disso, os visitantes são guiados pela Biblioteca, o laboratório do Tíbio e do Perônio, o escritório do Dr. Vítor, o esgoto onde se escondia o Mau, e diversos outros ambientes. Destaque para a maestria com que foi reproduzida a cozinha, o corredor etére iluminado por cores frias do Etêvaldo, e é claro, a sala de estar, com a belíssima árvore da Celeste. 

Há ainda uma área com vídeos, mini-documentários resultados de entrevistas com diversos profissionais envolvidos na criação e execução do programa. Vale muito a pena parar para ouvir as histórias e curiosidades do Castelo.

Um detalhe que poucos percebem é que, ao visitar o quarto da Morgana, há um áudio em que a personagem lança um feitiço para "encolher" os visitantes. Nesse momento, passamos por um "portal" em que visitamos as áreas menores como o ninho dos passarinhos cantores e o lustre das fadinhas Lana e Lara. 

A exposição é belíssima e já garantiu record de público ao Museu da Imagem do Som. Quem quiser visitar terá até dia 16 de Novembro (a exposição seria encerrada no dia 12 de Outubro, mas foi prorrogada). Mas será preciso chegar cedo e enfrentar um filão para conseguir ingressos. 

Se vale a pena? O passeio é sensacional, e vale muito a pena! Não perca a oportunidade de conhecer. 

Minha torcida é que ela possa vir ao Rio para que eu possa voltar! E segundo o curador Renan Daniel as chances são grandes. A expectativa é que a exposição possa visitar outras regiões do país.  

Sobre o programa

Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa de televisão brasileiro voltado para o público infanto-juvenil, produzido e transmitido pela TV Cultura entre 1994 e 1997. O programa foi parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, e deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Ilha Rá-Tim-Bum. O Castelo é uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros. Com a colaboração de 250 profissionais entre diretores, atores, equipe de efeitos visuais, cenógrafos, pintores, marceneiros, músicos, professores de português, especialistas em pedagogia, o Castelo Rá-Tim-Bum foi eleito o melhor programa infantil de 1994 pela Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Ainda em 1994 e 1995, recebeu a medalha de prata na categoria melhor programa infantil do Festival de Nova York; em 1995, ganhou o Prêmio Sharp de Música para o melhor disco infantil; e entre 1999 e 2001 a série foi exibida para toda América Latina pelo canal a cabo Nickelodeon.  A audiência da série foi considerada um sucesso para a TV Cultura, com uma média de 12 pontos, índice jamais alcançado por uma série educativa ou por um programa da emissora.

Folder da exposição

Agora você pode visualizar e fazer download do Folder da exposição em qualquer lugar que estiver!Para acessar clique aqui.



Ficha Técnicas
Data: de 16 de julho a 12 de outubro 25 de Janeiro de 2015.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 12h às 21h. Sábados, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.
Local: MIS-SP.
Endereço: Avenida Europa, 158 − Jardim Europa − zona Oeste − São Paulo.
Preço: na bilheteria, R$ 10. Antecipado, R$ 30. Estudantes têm 50% de desconto.

Tel.: (11) 2117-4777.
http://www.mis-sp.org.br/icox/icox.php?mdl=mis&op=programacao_interna&id_event=1602

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)