Oscar 2013: os grandes vencedores

 
A noite de 24/02 foi a grande noite do ano em Hollywood: o Academy Awards 2013. “Argo”, de Ben Afflec, ganhou o grande prêmio da noite de melhor filme, além de 2 outros prêmios. Mas “Life of Pi” (As Aventuras de Pi) foi a produção que mais ganhou prêmios, 4, incluindo o surpreendente Oscar de melhor direção para Ang Lee (segunda vez que ele ganha o prêmio, sendo a primeira com O Segredo de Brokeback Mountain). “Les Miserables” (Os Miseráveis)  ganhou 3 Oscars, “Django Unchained” (Django Live) e “Skyfall” ganharam 2 Oscars cada um.

O apresentador da noite, Seth MacFarlane, foi elogiado e engraçado, mas na minha opinião muito pretencioso. Não consigo engolir a postura do humorista em se achar a última Nutella do mercado. Certamente Tina Fey faria um trabalho muito melhor (como a impagável apresentação com Amy Poehler no Globo de Ouro).

Alguns dos momentos mais memoráveis da noite:
  • Michelle Obama fazendo uma aparição surpresa (e desnecessária) por video conferência para anunciar o grande prêmio da noite. A todo momento esperava que o Obama aparecesse de pijama no fundo.
  • Richard Gere passa o envelope com o vencedor do Oscar para Renée Zellweger... Renée congela e Queen Latifah toma o cartão da mão dela e lê o vencedor. Após o anúncio dos indicados da categoria seguinte, Renée abre o envelope com o nome do vencedor e... passa o cartão para Richard Gere ler. Tipo... Acho que Renée Zellweger não sabe ler. Ou talvez ela estava tão bêbada que ficou com ainda mais dificuldade de abrir os olhos.
  • Os técnicos de som usaram a trilha de "Tubarão" para acelerar os discursos dos vencedores nas categorias técnicas, mas deixaram as celebridades vencedores nas categorias principais falarem quase infinitamente.
  • Fizeram uma homenagem meia-boca aos 50 anos da franquia 007. Não levaram nem sequem um ex-James Bond para o palco.
  • O discurso de Ben Affleck pelo prêmio de melhor filme foi emocionante. "Não importa se você for derrubado pela vida. O que importa é que você se levante" disse se referindo às duras críticas que recebeu nos últimos anos pelos seus trabalhos como diretor.
  • Jennifer Lawrence tropeçou enquanto subia no palco para receber o prêmio de melhor atriz. E Hugh Jackman e Bradley Cooper correram como perfeitos cavalheiros para socorrê-la. Foi uma cena tão bonitinha...
  • Lincoln foi a grande surpresa da noite, por só ganhar um prêmio. Talvez esse seja um sinal dos tempos, grandes épicos históricos que evocam o patriotismo americano não são mais considerados favoritos ao Oscar.
  • Performance classuda e educada de Adele do tema de "Skyfall", apesar do som da orquestra estar absurdamente mais alto a ponto de quase não ouvirmos sua voz. Ela segurou no carão.
  • Meryl Streep anunciou o vencedor do prêmio de melhor ator antes de abrir o envelope. Era tão óbvio também...
Abaixo segue a relação dos vencedores:

1. Supporting Actor: Christoph Waltz
    Merecida vítória do ator pela sua performance em Django.

2. Animated Short Film: "Paper Man"
    Com certeza, o curta da Disney era o favorito. Lindíssima animação. Assista abaixo:


3. Animated Feature Film: "Brave"
    A animação é bem inferior aos padrões Pixar, mas acabou ganhando o Oscar graças à animação do cabelo da heroína, que é realmente impressionante.

4. Cinematography: Claudio Miranda for "Life of Pi"

5. Visual Effects: "Life of Pi"

6. Costume Design: "Anna Karenina"

7. Makeup and Hairstyling: "Les Miserables"
    Prêmio merecidíssimo para uma das produções mais emocionantes do ano. A ambientação estava perfeita.

8. Live Action Short Film: "Curfew"

9. Documentary Short Subject: "Innocente"

10. Documentary Feature: "Searching for Sugar Man"

11. Foreign Language Film: "Amour"

12. Sound Mixing: "Les Miserables"
      Mais um prêmio merecido pela produção. Preciso dizer mais uma vez que ela é impecável?

13. Sound Editing: "Zero Dark Thirty" e "Skyfall" (empate)

14. Supporting Actress: Anne Hathaway
      O segundo prêmio mais previsível da noite. A atriz fez um trabalho tão emocionante com "I Dreamed a Dream" em "Les Miserables" que, mesmo sendo pequeno, deixou todos certos de que esse Oscar era dela. 

15. Film Editing: "Argo"
      O filme é realmente excepcional também nos quesitos técnicos. Em especial a edição foi realmente brilhante, tornando o filme dinâmico e com um toque documental. 

16. Production Design: "Lincoln"

17. Original Score: "Life of Pi"

18. Original Song: "Skyfall"
      Prêmio merecido para a música interpretada por Adele. 

19. Adapted Screenplay: Chris Terrio por "Argo"

20. Original Screenplay: Quentin Tarantino por "Django Unchained"
      Certamente o melhor roteiro original. Tarantino é louco, mas é um gênio das telas. Django é uma obra prima que, na minha opinião, até supera "Bastardos Inglórios".

21. Directing: Ang Lee
      Diretor de "As Aventuras de Pi" levou o prêmio mais surpreendente da noite. Todos acreditavam que a estatueta seria de Ben Affleck.

22. Actress: Jennifer Lawrence
      O prêmio foi também surpreendente. Apesar de Jennifer Lawrence ser a melhor coisa em "O Lado Bom da Vida" (sua performance é realmente excelente no filme que é apenas bom), tudo indicava que o prêmio seria da maravilhosa atriz Emmanuelle Riva por "Amour"

23. Actor: Daniel Day-Lewis
      Foi merecido, e previsível, mas na minha opinião ninguém merecia mais esse prêmio do que Hugh Jackman por seu papel IM-PRES-SIO-NAN-TE em Os Miseráveis.

24. Best Picture: "Argo"
      O grande prêmio da noite foi uma agradável surpresa. Provavelmente "Lincol" e "Zero Dark Thirty" (A Hora Mais Escura) foram as obras mais bem executadas, com interepretações mais fortes e melhores fotografias. Mas eu concordei com o prêmio de "Argo" por ser a obra que tem o melhor conjunto. A direção de Ben Affleck merecia também o Oscar e talvez para compensa-lo, deram a ele o prêmio de melhor filme. 

Comentários

  1. Ben Affleck tem meu coração. Fiquei mega emocionado com o discurso dele. E fiquei bolado com aquele co-produtor que o 'empurrou' sutilmente pra iniciar o discurso na frente dele. ¬¬
    E a Jennifer Lawrence caindo foi romântico, achei charmoso. Se eu ganhar um prêmio chique um dia vou querer cair tbm... ALOK

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Mariah Carey - Greatest Hits 2.0 (2010)

Divas da black soul music

Os Melhores Filmes de todos os tempos (Lista final!)